sexta-feira, 30 de setembro de 2011

30 DE SETEMBRO DIA DA SECRETÁRIA



Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lilian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.
Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.
Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".
Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das conseqüências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da Secretária".
Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como o "Dia da Secretária".
Há também o "Dia Internacional da Secretária", que é comemorado na última 4ª feira do mês de abril. E você Secretária, qual sua atitude neste dia?
Primeiro - Faça dele um dia de reflexão, de auto-análise pessoal e profissional.
Ser secretária, hoje, é optar por uma profissão. É gostar do que se faz. É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência de seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessora e agente facilitador.

Seu dia exala segurança!
Enceta o riso no limiar da manhã com o seu carinho!
Conduz as nossas vidas com ilibado respeito e dedicação!
Reacende a chama que, às vezes, se apaga no cansaço do dia-a-dia!
Encontra espaço para dedicar-se, inteiramente, e não mede esforços, nem o  seu
Tempo para tranqüilizar-nos frente ao esmorecimento das tarefas inadiáveis!
Álibi da perseverança para cumprir sempre o que deve ser feito com carinho!
Reticencia o aroma das rosas e do encanto de servir, pois o
Infinito torna-se palpável e realizável encontrando subsídio no seu
Amor doado em forma de dedicação e companheirismo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

28 de Setembro Dia da Lei do Ventre Livre

Lei do Ventre Livre  

A Lei do Ventre Livre, também conhecida como “Lei Rio Branco” foi uma lei abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa Isabel). Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos a partir da data da lei.

Como seus pais continuariam escravos (a abolição total da escravidão só ocorreu em 1888 com a Lei Áurea), a lei estabelecia duas possibilidades para as crianças que nasciam livres. Poderiam ficar aos cuidados dos senhores até os 21 anos de idade ou entregues ao governo. O primeiro caso foi o mais comum e beneficiaria os senhores que poderiam usar a mão-de-obra destes “livres” até os 21 anos de idade.

A Lei do Ventre Livre tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e gradual, no Brasil do sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes pressões da Inglaterra para abolir a escravidão.

Junto com a Lei dos Sexagenários, A Lei do Ventre Livre (1887), a Lei do ventre Livre serviu também para dar uma resposta, embora fraca, aos anseios do movimento abolicionista.

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/lei_ventre_livre.htm

POESIA
28.09. LEI DO VENTRE LIVRE (1.871)


Os escravos tiveram grandes ganhos
com José Maria da Silva Paranhos.
A Lei do Ventre Livre defendeu
e na Tribuna em 21 vezes venceu.

Desse dia para todo o futuro
concedia liberdade ao nascituro.
A Lei por morte lenta a escravidão extinguia,
aos partidários da extinção gradual satisfazia.

A Princesa Regente, dona Isabel,
cumpriu de maneira fiel o seu papel
assinando o importante    documento.

As flores enfeitavam o belo cenário
e uma rosa atirada ao plenário
marcou o histórico momento.


Publicado no site: O Melhor da Web em 30/04/2009
Código do Texto: 21107


BY - THAISA OLIVEIRA

27 de Setembro Dia Nacional do Idoso

26 de Setembro Dia Nacional do Surdo



Deficiência auditiva é considerada como a diferença existente entre a desempenho do indivíduo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI - 1989).
Considera-se, em geral, que a audição normal corresponde à habilidade para detecção de sons até 20 dB N.A (decibéis, nível de audição).
A audição desempenha um papel principal e decisivo no desenvolvimento e na manutenção da comunicação por meio da linguagem falada, além de funcionar como um mecanismo de defesa e alerta contra o perigo que funciona 24 horas por dia, pois nossos ouvidos não descansam nem quando dormimos.

sábado, 24 de setembro de 2011

A JUVENTUDE NÃO É LEVADA A SÉRIO

COM RELAÇÃO A ESTE TEMA DEIXO UMA MÚSICA QUE FALARÁ POR MIM, UM DOS TEMA ABORDADOS NO "2º ENCONTRO DA JUVENTUDE".
BY - THAISA OLIVEIRA

Grêmio Estudantil

Grêmio estudantil: saiba o que é o como participar

Publicado: 26/07/2011 por Blog da UBES em Blog Antigo, Uncategorized

Qual o estudante nunca se deparou e se perguntou o motivo pelo qual algum setor na escola muitas vezes não funciona, por exemplo, a quadra poliesportiva com o piso danificado ou a biblioteca sem livros suficientes? Pois é. Fatos como este acontecem de forma recorrente em muitas instituições brasileiras. E o que você faz para reverter esse quadro?


Seduc fortalece protagonismo juvenil com 2º Encontro da JuventudeRedação 24 Horas News


Cem estudantes da rede estadual de ensino, de 51 municípios, participam em Cuiabá de um amplo debate sobre o despertar para o protagonismo juvenil e grêmios estudantis. O 2º Encontro da Juventude, iniciado na manhã desta quarta-feira (21.09), ajudará a motivar os estudantes da rede pública na participação da construção de uma educação cada vez mais cidadã.

UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.




Em conferência aos dias 21 a 23 de setembro, se realizou o 2º encontro da Juventude em Cuiabá, um dos assuntos tratados nesta reunião foi o UBES. Grandes partes dos estudantes Secundaristas não participam do movimento da UBES, sendo que muitos, por falta de informação. Seria interessante que os estudantes se interessassem e participassem do programa, pois, o UBES vem a lutar pelos direitos dos estudantes pensando maneiras de estar  melhorando a vida dos alunos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dia Internacional para a Preservação da camada de Ozônio



16 de setembro - Dia Internacional para a Preservação da camada de Ozônio.


A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.
A degradação da camada de ozônio é um dos grandes problemas da atualidade. Esse fenômeno é conhecido como "buraco na camada de ozônio", no entanto, não ocorre a formação de buracos e sim a rarefação dessa camada, que fica mais fina, permitindo que uma maior quantidade de raios ultravioleta atinja a Terra.
Em determinadas épocas do ano ocorrem reações químicas na atmosfera, tornando a camada de ozônio mais fina, mas logo ela volta a sua forma original. Contudo, as atividades humanas têm agravado esse processo, principalmente através das emissões de substâncias químicas halogenadas artificiais, com destaque para os clorofluorcarbonos (CFCs).
Essas substâncias reagem com as moléculas de ozônio estratosférico e contribuem para o seu esgotamento. Em 1987, visando evitar esse desastre, 47 países assinaram um documento chamado Protocolo de Montreal, que passou a vigorar em 1989. Esse Protocolo tem por objetivo reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio.
O resultado tem surtido alguns efeitos positivos, visto que vários países pararam de fabricar o gás clorofluorcarbono (CFC), havendo uma queda de aproximadamente 80% no consumo mundial de CFC. No entanto, essa medida não é suficiente para proteger a camada de ozônio.

Referências: http://www.brasilescola.com/geografia/camada-de-ozonio.htm

Vamos preservar o meio ambiente e juntos estaremos combatendo a perfuração da camada de ozônio.
BY - THAISA OLIVEIRA

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Manoel de Barros


Um poema do nosso ilustríssimo poeta mato-grossense Manoel de barros, que traz uma linda metáfora relacionada à leitura e a escrita.
O menino que carregava água na peneira.


Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento
e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores e até infinitos.
Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito
porque gostava de carregar água na peneira
Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu que era capaz de sernoviça,
monge ou mendigo ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de interromper o vôo de um pássaro botando ponto final na frase.
Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!
A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falou:
Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os vazios com as suas peraltagens
e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos.


Manoel de Barros

DIA DA ARVORE - 21 DE SETEMBRO

21 de setembro
No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

Referências: http://diadaarvore.org.br/

A ÁRVORE
A Natureza perfeita e maviosa,
Trás em seu meio, destaque especial...
É a árvore de feitio e folhas mimosas,
Que doam à natureza, toque diferencial!
A árvore doa a sombra e a paz celestial!
Árvores folhosas, frutíferas e floridas,
Sem exceção são úteis às procriações.
Mais afortunado que o ouro de Midas,
A árvore colírio, aclara imaginações!
Aprecie a árvore como sinal de vida.
Vendavais se enfraquecem ante dela;
Agarradiça à terra persiste unida,
Concebendo ao conjunto, belas entretelas.
Em dias quentes de calor sufocante,
Deite sob a árvore de costa em relvas,
Repare nos galhos e nos ramos elegantes,
E, verás o porquê em preservar as selvas.
Árvores e a fotossíntese no Planeta Terra,
Mesclam a natureza promovendo o ar puro.
Findar queimadas não é simples quimera,
Uno ao bom senso, viveremos o bom futuro!
Árvore bendita nasceu bem concebida!
Com certeza é a rainha da natureza,
Ninguém duvida, é o exemplo à vida!!!
* Árvores plantadas, natureza assegurada...
Autor: Manuel de Almeida (Manal)

ESTAÇÃO DAS FLORES


Neste mês de setembro se inicia a estação das flores, como uma grande amante das poesias, deixo uma para o vosso deleite e meditação. By

Passou o tempo

abriu-se o casulo...

Desperta, livre

e altiva, voou

por sobre as flores

com a delicadeza

de suas asas multicores...

O amanhecer encantou.

Iluminou-se espargindo

brilhantes raios de viva luz

cintilando, ao tocar

a relva que o sereno

da noite orvalhou...

E assim segue

em sua liberdade

beijando o colo

das flores

sempre... e seguindo,

vai a linda borboleta

em seu bailado

por entre cravos,

rosas, tulipas,

crisântemos e jasmins.



É Primavera,

a mais bela das estações!


Luís Carlos Mordegane
umvelhomenino
In Essência de Amar

Poema Meio Ambiente


Ecológico
Se aos pássaros perguntares.
Quem polui os nossos ares,
onde os pulmões se consomem,
o eco, lógico, responde:
... homem... homem... homem...

E o húmus de nosso chão,
que resta pro nosso pão
logo após uma queimada?
O eco, lógico, responde:
... quase nada... quase nada...

O que era o Saara?
A Amazônia o que será?
Um futuro muito incerto?
O eco, lógico, responde:
... só deserto... só deserto...

O que reta, desmatando,
o que sobra, devastando,
ao homem depredador?
O eco, lógico, responde:
... só a dor... a dor... a dor...

Que precisa a natureza
pra manter sua beleza
e amainar a sua dor?
O eco, lógico, responde:
... mais amor... amor... amor...

Autor Desconhecido

O SONHO - Clarice Lispector



Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.

Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.

Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.

Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Poema Escola

Escola é

... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)

Letramento


O que é Letramento?
Kate M. Chong

Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.
Letramento é diversão é
leitura à luz de vela, ou lá fora,
à luz do sol.
São notícias sobre o presidente,
o tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira,
um bilhete de amor,
telegramas de parabéns e cartas de velhos amigos.
É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo, sinais de trânsito, caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias e orientações em bulas de remédios,
para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser.

ESCOLA CICLADA

Muitas são as dúvidas referentes aos sistemas de ciclos, com isso, trago algumas condirações em relação as escolas cicladas Publicas.

Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana
 
A Organização por Ciclos de Formação Humana é a Política Educacional para o Ensino Fundamental proposta pela Secretaria de Estado de Educação para atender os alunos das escolas públicas estaduais. Esta forma de organização do Ensino Fundamental, com nove anos de duração  está regulamentada pela Lei  Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Nº 9394/96 de, com  adequações para o Estado de Mato Grosso pela  Resolução 262/002/CEE/MT.

As  unidades escolares se organizam por Ciclos de Formação, considerando as diferentes etapas de desenvolvimento do ser humano. Deste modo temos:

 I Ciclo (Infância)                   – 1º ano: idade entre  6-7anos
                                                   2º ano: idade entre 7-8 anos
                                                   3º ano:  idade entre 8- 9 anos

II Ciclo (Pré-Adolescência) – 1º ano: idade entre  9-10 anos
                                                   2º ano: idade entre 10-11 anos
                                                   3º ano:  idade entre 11-12 anos

 III Ciclo  (Adolescência)     1º ano: idade entre  12-13 anos
                                                  2º ano: idade entre 13-14 anos
                                                  3º ano:  idade entre 14- 15 anos
Referências: http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=145&parent=40 . Visualizado dia 12/09/2011


domingo, 4 de setembro de 2011

Bullying

O que é Bullying ?



O bullying não é um problema enfrentado somente por alunos, existe também bullying no trabalho, na vizinhança, na política, entre outros.
BULLYING NO TRABALHO: Esse é o problema que algumas pessoas vem sofrendo no trabalho,que acontece frequentemente,essa briga é chamada de Bullying ,nessa briga de indivíduos as pessoas tem muito preconceito contra outras quando elas acham que são mais inteligentes,que são mais bonitas e só porque é chefe tem que mandar nos outros e etc.
BULLYING NA POLÍTICA: O bullying entre países ocorre quando um país decide impor sua vontade a outro. Isto é feito normalmente com o uso de força militar, a ameaça de que ajuda e doações não serão entregues a um país menor ou não permitir que o país menor se associe a uma organização de comércio. cada pessoa que ser agredida, deve também cometer o mesmo ato, assim termina com o agressor.
BULLYING NA VIZINHANÇA: Entre vizinhos, o bullying normalmente toma a forma de intimidação por comportamento inconveniente, tais como barulho excessivo para perturbar o sono entre outras coisas, também o propósito desta forma de comportamento é fazer com que a vítima fique tão desconfortável que acabe por se mudar da propriedade.
texto retirado do site:  http://andressaemillena.blogspot.com/

Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro