terça-feira, 19 de março de 2013


ARTIGO

A AGRESSIVIDADE NO  DESENVOLVIMENTO DO ALUNO


O presente artigo trata-se do desenvolvimento de crianças em sala de aula  que se mostra agressiva e necessita de atenção especial tanto da família quanto da escola. 
A interação entre pais e filhos, a observação imparcial, a convivência constante e a afetividade são fatores que permitem aos pais se anteciparem aos atos dos filhos. Os pais precisam ter conhecimento sobre como acontece o desenvolvimento da criança, fator que interfere na qualidade da educação recebida é o posicionamento dos pais diante do que lhe é relatado sobre o comportamento e aprendizagem do filho. Receber os relatos com serenidade, usar do bom senso quando for se posicionar, não permitir que a criança presencie os debates mais acalorados e não proferir palavras e expressões agressivas contra o professor, são atitudes que têm seus reflexos na vida escolar da criança. Pais que se preocupam com a educação de seus filhos e os acompanham em todo o seu desenvolvimento certamente terão filhos mais seguros e com boa educação, a algum tempo atrás li um livro do autor ALGUSTO CURY (Pais brilhantes professores fascinante) e realmente eu sou uma professora fascinante mas preciso urgente de pais brilhantes. O livro diz bons pais dão presentes e pais brilhantes dão o seu próprio ser. Você quer ser um pai ou uma mãe brilhante então conta sua história de infância ao seu filho, mesmo que isso lhe cause choro, então chore com seu filho mostre a ele que você esta preocupado com ele e que tudo em sua vida lhe importa.
Devemos buscar a colaboração dos pais, chamando-os até a escola e relatando os casos de brigas ou comportamentos agressivos. Não ignorar uma briga nem se mostrar indiferente perante ela. Além disso, conscientizar os alunos sobre a necessidade do autocontrole, ensinando-lhes os aspectos positivos das relações humanas e ajudando-os a adquirir uma compreensão sobre as causas das brigas e das discussões. O professor deve ser um mediador na busca de entendimento nos conflitos surgidos. E como diz AUGUSTO CURY, A Escola de Inteligência  é um dos raros projetos mundiais que tem como meta prepara os alunos para serem pensadores e não repetidores de idéias, educando-os para enfrentar os desafios da vida e equipado-os para serem autores de sua própria história, felizes e inteligentes.

  Psicopedagoga, Márcia Cristiana Neratka,
marcia_neratka@hotmail.com                             
  Tapurah MT 02/03/2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário